quinta-feira, 6 de abril de 2017

A.I.D.A

Vamos falar sobre AIDA? Vivemos um bombardeio de publicidade, informação por todos os lados, busca por venda "predatória" e conquista por uma fatia de mercado mais sustentável. Porém, a transação comercial isolada, por oportunidade e sem entender os fenômenos que acarretam a ação propriamente dita, pode ser perigoso para a própria manutenção dos negócios. Compreender todo o processo de fragmentação da venda ( possibilidade de desenvolver relacionamento ) é fundamental e funcional para a saúde do mundo corporativo. O que leva pessoas a consumirem uma determinada marca? Ir além e tornar-se fiel? Para responder questionamentos como estes, é necessário mapear a AIDA (Atenção, interesse, desejo e Ação). No cenário competitivo atual, não basta somente fazer uma boa propaganda de produtos e/ou serviços de uma determinada organização. Desenvolver relacionamento, em qualquer etapa do contato Empresa x público de interesse, é uma norma do século XXI. Pode ter funcionado no passado, onde a concorrência era menor e as relações aconteciam, na maioria das vezes, de maneira local, mas atualmente, é vital ter proximidade com seus consumidores, entendimento de mercado e saber com quem sua marca fala.
Etapa I: Atenção. É um desafio atrair atenção dos consumidores com tantas ofertas, variedades, condições e massificação de mídia. Por isso, no primeiro passo desta etapa, toda estratégia de marketing deve está muito clara, ciente do público que sua marca busca atingir, com linguagem direta e criativa. Entende-se por criativa, sair do óbvio. Todo mundo compete pela atenção dos consumidores, é preciso comunicar diferente, saltar da desatenção para retê-la. Nunca os meios criados para atrair atenção deverá gerar dissonância com a essência da empresa, o dia-a-dia, a forma que ela age com quem à rodeia. Isso poderá, depois de experimentada, decepção e repulsa. É melhor passar despercebido do que ser experiência negativa para os consumidores. Etapa II: Interesse. Uma vez captado a atenção das pessoas, é preciso despertar interesse. Estamos diante de um ótimo momento para se mostrar solução, apresentar atributos funcionais de negócios e facilidade na busca da informação. O consumidor em potencial está dando a oportunidade para a sua empresa se apresentar, dizer quem é e o que pode oferecer. Lembre-se que a informação deverá estar ao alcance de todos e precisa ser rápida, principalmente no online. Aqui, sua imagem institucional precisa ser muito boa, pois estamos na era dos compartilhamentos de opiniões na rede.(WEB 3.0)
Etapa III: Desejo. O desejo se manifesta (Corpo, mente e espírito) no consumidor, quando há percepção de atributos de valor na marca, diferenciais competitivos de mercado, benefícios que façam o possível cliente optar por uma marca em detrimento de outra. O envelopamento publicitário geralmente usa recursos de ser solução dos desejos e necessidades do cliente. Aqui, o público de interesse deverá ter todas as informações inerentes ao produto/serviço ofertado e, principalmente, de forma clara, a percepção de vantagens para que a quarta etapa se concretize. Etapa IV: Ação. A ação, é a finalização do negócio, a compra (meio físico e online). Por muito tempo, as empresas encerravam nesta quarta etapa, o processo de comunicação junto aos clientes. A extensão deste quadrante (5º estágio) é tão importante quanto os outros. O pós-venda, o canal de relacionamento com os clientes, o desenvolvimento da identidade de parceria e não de venda simplesmente, é a criação sustentável de manutenção da fatia de mercado. Na era da globalização, empresas não podem fazer vendas, precisam fazer clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário